quarta-feira, 11 de abril de 2012

João 4:1-26, meditação, vida e prática


Jesus Conversa com uma Samaritana

Quando Jesus voltou à Galiléia, foi necessário passar por Samaria, povo cujo os judeus não se davam bem.

Por volta de meio dia, Jesus sentou-se a beira do poço de Jacó, quando veio uma mulher samaritana tirar água.

Quando leio essa passagem da bíblia, imagino Jesus se programando para esse encontro, e só de pensar que, Jesus conhecendo a vida dessa mulher, Ele a amou e não se importou com as diferenças entre os povos e nem muito menos com os pecados que ela carregava.

A primeira lição que tiro desse texto é que não devemos fazer acepção de pessoas. (Romanos 2:11)

A segunda lição que aprendo com Jesus é que Deus é misericordioso e mesmo sabendo de todos os nossos pecados, Ele não chega acusando, mas nos oferece arrependimento, nos oferece ajuda e nos ama.

Eu quero aprender a nunca fazer acepção de pessoas, mesmo que as diferenças seja fazer parte de um grupo, ou pensamentos, classe social, povo, cultura, raça, religião, vida.

Jesus nos ensina que o fato de nos relacionarmos com pessoas diferentes de nós, não necessariamente seremos influenciados por elas, mas podemos influenciar com a palavra de Deus, se assim estivermos com nossas vidas em Deus.

Aprendi também que o amor surpreende as pessoas, vejo isso no v.9. O amor quebra barreiras, vence obstáculos, vai além das guerras, das diferenças.

Entendo que a partir do v.10 Jesus me mostra que se eu conhece-lo, posso pedir a água que sacia a minha sede espiritual para a vida eterna.

No v. 15 a samaritana nos dá uma lição de humildade, mesmo com tantas barreiras que existiam naquele momento, ela demonstra e reconhece a sua necessidade, mesmo que equivocadamente.

Quantas vezes somos orgulhosos diante de outras pessoas e não somos humildes a ponto de reconhecermos que precisamos uns dos outros?

No v.18 Deus nos mostra que nada está oculto a Seus Olhos, por isso não adianta tentarmos mentir para Deus e para nós mesmos, pois Ele nos conhece por inteiro.

E a última lição que aprendo nessa passagem é que devemos nos desgarrar de rituais, porque a adoração a Deus é um estilo de vida, devemos adorá-lo em Espírito e em Verdade, a todo momento, seja no trabalho, casa, escola ou na rua, seja em qualquer situação, devemos lembrar que Deus não está presente somente nos templo, mas está conosco o tempo todo. Adoração é através de nossas atitudes, ao fugir do pecado e reconhecermos que estamos purificando a habitação do nosso Deus, nosso corpo. Lembrando também que, quantas vezes vamos na igreja, mas estamos com o coração longe de Deus, não é isso que Deus quer de mim. Mas Ele quer que eu sempre esteja pronta para adorá-lo, mesmo que não dê para eu ir na igreja.

Seguindo esses passos, creio que encontrarei com o Messias e Ele comigo, na intimidade de minhas oração com Ele.


Minha oração é:

Deus, ensina-me a amar as pessoas e não fazer acepção, independente das circunstâncias. Ensina-me a ser humilde diante das pessoas e diante de Ti, para eu reconhecer os meus erros.

Pai, ensina-me a ter misericórdia dos pecadores, não acusa-los por suas falhas, mas estendendo a mão para oferecer ajuda e sempre lembrando que também sou pecadora, porém em busca de santificação.

Senhor cuida de mim, do meu coração e da minha vida.

Obrigada Jesus, porque posso aprender mais sobre Ti todos os dias.!

domingo, 8 de abril de 2012

João 3:22-35, meditação, vida e prática


João Batista testifica sobre Jesus

Quantas vezes o Senhor nos exalta, coloca-nos trabalhando em Sua obra, coloca em nossas mãos ministérios, cargos e dons, entrega em nossas mãos vidas para pregar o evangelho do Senhor e cultivar o Seu Amor. E por causa da imaturidade na fé, achamos que já sabemos tudo, que somos auto-suficiente e ainda passamos por cima de Deus para recebermos a glória que deveria ser só Dele.

João Batista é um grande exemplo de como devemos ser, de como devemos agir, não importa a situação.

Então posso observar que a primeira lição deste texto está no v. 24, onde diz que esta história sucedeu antes de João Batista ser preso.

O cristão de verdade, é cristão mesmo correndo o risco de ser preso e de perder a cabeça, não é cristão somente quando há vitórias e farturas, ou só quando o ministério anda bem. João Batista permaneceu firme em Deus o tempo todo, seja no deserto, seja trabalhando para a obra, seja preso e até a morte.

O cristão de verdade, não serve a Jesus condicionado as bençãos que Deus pode dar, mas serve a Jesus por saber que só Ele é Deus e não há outro igual, não há outro que nos ame tanto, que nos acolheu, que nos cura, nos tira do lamaçal do pecado e nos dá nova vida. Além de tudo isso, esse é o Único Deus que nos promete e dá a salvação eterna.

Quero amar a Deus incondicionalmente, seja na fartura ou na pobreza, seja na alegria ou na tristeza, seja na saúde ou na doença, seja na paz ou nas lutas, seja qual for a situação, quero amar a Deus sem nenhuma condição.

Quem mais tem palavra de vida? Só Jesus tem palavras de vida eterna.

Segunda lição que posso tirar desse texto é no v.27, “O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.” João 3:27

Se eu entender bem esse versículo, saberia que tudo o que tenho, seja bens, prosperidade, saúde, dons, ministérios, cargos, emprego, ou qualquer outra coisa, tudo vem de Deus. Então como posso achar que sou alguma coisa, ou que sei fazer algo? Eu não sou auto-suficiente, eu não sei tudo, pois tudo o que tenho e tudo o que sou é de Deus e vem Dele.

Entendo que tudo é Dele, então “É necessário que ele cresça e que eu diminua.” João 3:30, como posso eu querer ser maior que aquele que me deu todas as coisas e se algum dia eu vier a ser algo, sei que serei por causa do Senhor e não por mérito próprio, pois nada merecemos de Deus, ainda assim recebemos tudo por graça e misericórdia.

É importante observar que João foi questionado sobre Jesus, porque o ministério de Jesus estava crescendo mais do que o de João Batista, mas ele sabia quem era Jesus e reconhecia que Deus havia dado toda autoridade a Jesus. Nisto podemos ver que, mesmo que não fosse o próprio Cristo, quantas vezes vemos cristãos lutando contra cristãos, um querendo ser melhor que o outro, um querendo passar por cima do outro. Se tudo o que temos nos é dado por Deus, como então questionamos o que Deus deu ou permitiu?

Devemos buscar tudo em oração, colocar diante de Deus tudo o que achamos duvidoso e deixar o próprio Deus resolver essas questões.

Primeiro que Deus é poderoso o bastante para acabar com toda a mentira, segundo que nossa luta não é contra carne ou sangue (Efésios 6:12) e terceiro que, se entregamos nas mãos de Deus, não corremos o risco de tocar no ungido do Senhor, ou até mesmo de julgar o que não conhecemos, de fazer o papel que não nos foi encubido a fazer (papel de juiz).

Não adianta dificultarmos o que o Senhor já fez e decretou, “Aquele que aceitou o seu testemunho (de Jesus), esse confirmou que Deus é verdadeiro.” João 3:33

João testificou que Jesus é o filho de Deus e fez muito além, que foi me fazer entender que tudo o que tenho é do Senhor, então se desejo ter mais de Deus, não posso querer tomar o lugar de Deus, não posso querer ser juiz, ser aquele quem condena as outras pessoas, no mínimo devemos ser a imagem e semelhança do Pai, amar como Ele ama, perdoar como Ele perdoa, nos humilharmos diante da onipotente mão de Deus e só assim irei diminuir para que Deus venha a crescer em minha vida.


Minha oração é:

Senhor, ensina-me a reconhecer que tudo o que tenho é seu, que não sou nada sem Ti, que não posso nada se o Senhor não fizer por mim.

Senhor, me ensina a te amar sempre, eu quero te amar incondicionalmente, não pelo o que pode me dar, mas por tudo o que Tú És. Desejo te servir independente das lutas ou dificuldades, seja na prosperidade ou na falta, me fortaleça para suportar os dias maus para que eu nunca desista de caminhar contigo.

Senhor, sei que não permite em minha vida nada além do que posso suportar, então sempre me lembre que não importa o que eu venha a passar, sei que o Senhor estará no controle de tudo, e que tudo vai cooperar para o meu bem, porque te amo Senhor e creio que tens um propósito em minha vida.

Senhor, não me deixe achar que sou melhor que as outras pessoas, mas que sou feliz por ser quem sou, por te ter em minha vida e por te seguir.

Lembra-me sempre que não sou juiz, mas que estou nesta terra para amar as pessoas da mesma forma que me amou ao enviar Jesus na cruz por meus pecados, ensina-me a ter misericórdia, da mesma forma como é misericordioso comigo, ensina-me a perdoar, da mesma forma que o Senhor me perdoa por todas as minhas falhas, ensina-me a ter um coração igual ao Teu, quero aprender a andar como Jesus andou e tudo o que Jesus nos ensinou.

Ensina-me Senhor, é o que te peço em nome de Jesus.

sábado, 7 de abril de 2012

João 3:1-21, meditação, vida e prática


O que posso aprender com as palavras de Jesus na conversa com Nicodemos?

Essa é a pergunta que me vem a mente enquanto medito nesse texto. Minha principal intenção não é criar um esboço de pregação, mas encontrar em João 3:1-21 lições para colocar em prática em minha vida.

Em primeiro lugar, eu gostaria de me colocar no lugar de Nicodemos. Apesar dos Cristãos em geral não gostarem do nome fariseu, eu não posso ser presunçosa em achar que nesta história, sou como Jesus.

Meu desejo é aprender e ser tudo o que Jesus nos ensinou, mas é notório que hoje estou bem longe de ser como Ele é, do contrário estaria efetuando os mesmos sinais, porém, enquanto eu tiver vida, não vou desistir.

Agora, me veio em minha mente o versículo que diz: “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. “ 1 Pedro 1:16

Se a palavra nos diz que devemos ser santos como o Senhor é santo, então entendemos que é um dever sermos como Jesus.

Voltando a palavra de João 3, no verso 2 diz que Nicodemos foi ter de noite com Jesus.

Entendo que, quando não cremos de fato que Jesus é o Senhor de nossas vidas e não cremos que Ele é em nós, procuramos fazer as coisas a noite, no escuro, quando poucos podem ver, quando pouco nos expomos.

Digo isso no dia a dia com Cristo, seja na hora de orar por alguém, de crer que Jesus pode nos usar para falar com uma pessoa, ou Jesus pode nos usar para curar alguém, para libertar, para levar salvação através da palavra. Então, no meu ver, ir ter com Jesus de noite é como se minha fé não fosse o bastante para ir até Jesus de dia, não creio o suficiente para arriscar a minha reputação e me importo mais com minha reputação do que com o que Deus pode fazer na minha vida e através de mim.

É desta forma que vejo Nicodemos, um homem que quer conhecer mais sobre Jesus, porém tem medo de perder a sua reputação perante as pessoas. E é assim que entendo que o Senhor quer me ensinar neste versículo, que não devo me importar com o que a pessoas vão pensar de mim, mas com o que o Senhor quer de mim.

Não devo ter medo de acreditar que Jesus pode curar alguém através da minha vida, ou que ele pode me usar para levar uma palavra de conforto ou salvação, basta abrir a boca e o Espírito Santo de Deus nos usa, basta não ter medo de se envergonhar, Deus sabe a hora certa de exaltar alguém nesta terra.

É nesse contexto que Jesus responde a Nicodemos dizendo: “...aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” v. 3

Então imagino, quem nasce de novo não tem medo de se expor, porque conhece o seu Senhor, tem ligação direta com Ele, tem sabedoria vinda de Deus, sabe quando entrar e sabe quando sair, não faz as coisas na calada da noite com medo de se expor, pelo contrário, vai com cara, coragem e cheio do Espírito Santo de Deus enfrentar os desafios que o Senhor nos deu, que é libertar os cativos e sarar os feridos.

E por isso que Nicodemos não entendeu, porque ele não havia nascido de novo, estava mais preocupado com sua reputação do que verdadeiramente saber mais de Deus.

No v.5, Jesus nos diz que devemos nascer da água e do Espírito. Quando a água representa “Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.” Mateus 3:6
Jesus me ensina que se eu quiser nascer de novo, primeiro devo analisar a minha vida, olhar pra dentro de mim e reconhecer os meus erros, confessar os meus pecados e me arrepender. Porque nascer da água é a representação de arrependimento.

Então vem o segundo item, nascer do Espírito, onde está escrito em Mateus 3:11 "Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Nascer do Espírito é a representação de quem busca intimidade com Deus, busca ser como Jesus é, tendo toda essa ligação através do Espírito Santo de Deus em sua vida.

Então Jesus faz uma observação: “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. “ João 3:6

Então eu pergunto, como poderei eu viver no espírito se a minha “carne” não morrer, se eu não morrer para o “mundo”, para os pecados?

Entendo então o que Jesus nos diz no v. 6, enquanto eu estiver na carne, eu sou nascida da carne e permanecerei na carne (pecado), mas quando eu morrer para a carne (pecado), morrerei para as vontades da carne, morrerei para os padrões do “mundo”, só assim será possível eu nasce do Espírito, e viver no Espírito e ser guiada pelo Espírito.

Então, se quero ver o reino de Deus, se desejo fazer os mesmo sinais que Jesus fez, necessário é nascer de novo, viver totalmente no Espírito.

Todo o que é nascido do espírito, é imprevisível, pois é como o vento, que as pessoas ouvem falar, mas não vêem, não sabem para onde vai, nem de onde vem. v.8

Entendo que os nascidos da carne, são previsíveis, porque seguem os padrões deste mundo, as justiças deste mundo, os costumes deste mundo. Mas os nascidos do espírito, andam na contra-mão do mundo, segue os padrões de Deus, tomam atitudes que são loucuras aos olhos humanos, só que, quem é nascido do espírito sabe que essas loucuras é exatamente o que Jesus faria se estivesse em seu lugar.

Mais uma lição que tenho com Jesus está no v.11 “...nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos;” vejo aqui a importância de não só conhecer as escrituras, porque Nicodemos conhecia as escrituras, mas também de viver o que a palavra nos ensina, atentar aos sinais que o Senhor nos deixou e entender que vida com Deus é prática e não teoria.

Aprendo no v.12 com Jesus que muitas vezes queremos conhecer as coisas celestiais (o poder de Deus, os dons do espírito, os milagres, etc..), quando não cremos e nem praticamos as coisas mais simples aqui na terra como (amar, perdoar, servir, arrepender-se, pedir perdão, etc...).

Além de tantas coisas que aprendi hoje neste texto e que posso praticar em minha vida, também não posso esquecer do quanto o Senhor me amou v.16 e que só através de Jesus é que posso alcançar a salvação.

Já no v.17-21, o Senhor nos revela que já estamos em condenação eterna, já estamos na cadeia e prisão espiritual, porém o Senhor enviou um resgatador, Jesus o Cristo, Ele veio não para nos condenar, porque condenado já estamos pelo pecado, mas Jesus veio para nos salvar da condenação e nos levar para a maravilhosa luz.




Após meditar neste texto, minha oração é:

Senhor, ensina-me a olhar para dentro de mim, purificar-me de toda a impureza da carne, quero morrer para mim mesma, quero limpar meu coração de todo sentimento ruim por outras pessoas, quero renunciar a minha própria vontade, quero negar a minha própria justiça, rejeitar os prazeres da carne que me levam ao pecado, quero Senhor, tomar uma atitude diante do Senhor de me encontrar contigo de dia, pois a minha reputação não é nada diante da salvação que me oferece.

Senhor, após a atitude de renunciar a mim mesma, eu creio que terei espaço em minha vida para o Espírito Santo habitar, então Senhor, quero te pedir que o teu Espírito Santo venha habitar em mim e venha me ajudar neste processo e para cada área da minha vida que eu limpar, que o teu Espírito venha a ocupar essa área por completo, não deixando espaço para as coisas do mundo.
Entendo Senhor, que só assim eu poderei viver para ti e saberei que nasci de novo, que não estou me iludindo ao acreditar que tenho comunhão contigo.

Não quero mais viver de ilusão, acreditando ser tua, quando estou com minha vida cheia de pecados ocultos. Senhor, eu quero ser completamente sua, porque não quero mais nenhum pecado em minha vida.

Quero amar com o teu amor incondicional, quero perdoar com o teu perdão, quero ser guiada sem destino pelo teu Espírito e viver intensamente para Ti.

Te amo Jesus.