domingo, 8 de abril de 2012

João 3:22-35, meditação, vida e prática


João Batista testifica sobre Jesus

Quantas vezes o Senhor nos exalta, coloca-nos trabalhando em Sua obra, coloca em nossas mãos ministérios, cargos e dons, entrega em nossas mãos vidas para pregar o evangelho do Senhor e cultivar o Seu Amor. E por causa da imaturidade na fé, achamos que já sabemos tudo, que somos auto-suficiente e ainda passamos por cima de Deus para recebermos a glória que deveria ser só Dele.

João Batista é um grande exemplo de como devemos ser, de como devemos agir, não importa a situação.

Então posso observar que a primeira lição deste texto está no v. 24, onde diz que esta história sucedeu antes de João Batista ser preso.

O cristão de verdade, é cristão mesmo correndo o risco de ser preso e de perder a cabeça, não é cristão somente quando há vitórias e farturas, ou só quando o ministério anda bem. João Batista permaneceu firme em Deus o tempo todo, seja no deserto, seja trabalhando para a obra, seja preso e até a morte.

O cristão de verdade, não serve a Jesus condicionado as bençãos que Deus pode dar, mas serve a Jesus por saber que só Ele é Deus e não há outro igual, não há outro que nos ame tanto, que nos acolheu, que nos cura, nos tira do lamaçal do pecado e nos dá nova vida. Além de tudo isso, esse é o Único Deus que nos promete e dá a salvação eterna.

Quero amar a Deus incondicionalmente, seja na fartura ou na pobreza, seja na alegria ou na tristeza, seja na saúde ou na doença, seja na paz ou nas lutas, seja qual for a situação, quero amar a Deus sem nenhuma condição.

Quem mais tem palavra de vida? Só Jesus tem palavras de vida eterna.

Segunda lição que posso tirar desse texto é no v.27, “O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.” João 3:27

Se eu entender bem esse versículo, saberia que tudo o que tenho, seja bens, prosperidade, saúde, dons, ministérios, cargos, emprego, ou qualquer outra coisa, tudo vem de Deus. Então como posso achar que sou alguma coisa, ou que sei fazer algo? Eu não sou auto-suficiente, eu não sei tudo, pois tudo o que tenho e tudo o que sou é de Deus e vem Dele.

Entendo que tudo é Dele, então “É necessário que ele cresça e que eu diminua.” João 3:30, como posso eu querer ser maior que aquele que me deu todas as coisas e se algum dia eu vier a ser algo, sei que serei por causa do Senhor e não por mérito próprio, pois nada merecemos de Deus, ainda assim recebemos tudo por graça e misericórdia.

É importante observar que João foi questionado sobre Jesus, porque o ministério de Jesus estava crescendo mais do que o de João Batista, mas ele sabia quem era Jesus e reconhecia que Deus havia dado toda autoridade a Jesus. Nisto podemos ver que, mesmo que não fosse o próprio Cristo, quantas vezes vemos cristãos lutando contra cristãos, um querendo ser melhor que o outro, um querendo passar por cima do outro. Se tudo o que temos nos é dado por Deus, como então questionamos o que Deus deu ou permitiu?

Devemos buscar tudo em oração, colocar diante de Deus tudo o que achamos duvidoso e deixar o próprio Deus resolver essas questões.

Primeiro que Deus é poderoso o bastante para acabar com toda a mentira, segundo que nossa luta não é contra carne ou sangue (Efésios 6:12) e terceiro que, se entregamos nas mãos de Deus, não corremos o risco de tocar no ungido do Senhor, ou até mesmo de julgar o que não conhecemos, de fazer o papel que não nos foi encubido a fazer (papel de juiz).

Não adianta dificultarmos o que o Senhor já fez e decretou, “Aquele que aceitou o seu testemunho (de Jesus), esse confirmou que Deus é verdadeiro.” João 3:33

João testificou que Jesus é o filho de Deus e fez muito além, que foi me fazer entender que tudo o que tenho é do Senhor, então se desejo ter mais de Deus, não posso querer tomar o lugar de Deus, não posso querer ser juiz, ser aquele quem condena as outras pessoas, no mínimo devemos ser a imagem e semelhança do Pai, amar como Ele ama, perdoar como Ele perdoa, nos humilharmos diante da onipotente mão de Deus e só assim irei diminuir para que Deus venha a crescer em minha vida.


Minha oração é:

Senhor, ensina-me a reconhecer que tudo o que tenho é seu, que não sou nada sem Ti, que não posso nada se o Senhor não fizer por mim.

Senhor, me ensina a te amar sempre, eu quero te amar incondicionalmente, não pelo o que pode me dar, mas por tudo o que Tú És. Desejo te servir independente das lutas ou dificuldades, seja na prosperidade ou na falta, me fortaleça para suportar os dias maus para que eu nunca desista de caminhar contigo.

Senhor, sei que não permite em minha vida nada além do que posso suportar, então sempre me lembre que não importa o que eu venha a passar, sei que o Senhor estará no controle de tudo, e que tudo vai cooperar para o meu bem, porque te amo Senhor e creio que tens um propósito em minha vida.

Senhor, não me deixe achar que sou melhor que as outras pessoas, mas que sou feliz por ser quem sou, por te ter em minha vida e por te seguir.

Lembra-me sempre que não sou juiz, mas que estou nesta terra para amar as pessoas da mesma forma que me amou ao enviar Jesus na cruz por meus pecados, ensina-me a ter misericórdia, da mesma forma como é misericordioso comigo, ensina-me a perdoar, da mesma forma que o Senhor me perdoa por todas as minhas falhas, ensina-me a ter um coração igual ao Teu, quero aprender a andar como Jesus andou e tudo o que Jesus nos ensinou.

Ensina-me Senhor, é o que te peço em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário